A Importância da Estratégia nas Organizações

Um dos fatores mais importantes da boa administração é a definição clara da estratégia empresarial. Líderes, gestores e equipes precisam saber exatamente como a empresa se formou e como está atualmente, aonde quer chegar amanhã e como fará para alcançar seus objetivos.

 

Importância da Estratégia

Líderes, gestores e equipes precisam saber exatamente como a empresa se formou e como está atualmente, aonde quer chegar amanhã e como fará para alcançar seus objetivos.

 

Um bom planejamento da execução, baseado na estratégia, define os indicadores e o detalhamento das ações que devem acontecer no curto, médio e longo prazo, para que a empresa esteja bem posicionada no mercado e gere os resultados desejados. Administrar bem é implementar as ações estratégicas, gerenciando-as e buscando os recursos necessários para que os objetivos sejam atingidos.

 

A clareza sobre o presente e o futuro desejado traz mais segurança à empresa. Gera critérios para direcionar seus custos e cortar despesas, definir o perfil dos profissionais que precisa contratar, manter a comunicação com o mercado, criar melhorias e soluções para os problemas prioritários e para aumentar a produtividade.

Para saber mais, em um artigo publicado anteriormente falo um pouco sobre processos e pessoas na gestão estratégica de uma empresa e o que fazer para a estratégia acontecer.

A estratégia não é um plano rígido, deve ter flexibilidade para considerar os ajustes que precisam ser feitos, ao longo do caminho. Acima de tudo, é uma oportunidade de aprendizado para toda a empresa. Afinal, em tempos de bonança ou de crise, a empresa vencedora é aquela que se destaca pela sua capacidade de atuação coesa, forte e direcionada. A definição da estratégia é o ponto de partida para a empresa chegar lá.

Como está a estratégia da sua empresa? Ela é um direcionador de esforços, conhecida por todos? Seus planos de ação prioritários são um desdobramento da estratégia? Seus indicadores de desempenho estão coesos e permitem o acompanhamento dos resultados? Seus líderes, gestores e equipes estão mobilizados para caminharem na mesma direção? Seus resultados presentes e futuros estão claros e satisfatórios? Seus recursos estão trazendo os melhores retornos para a empresa? Se você respondeu “não” mais de três vezes, acenda a luz de alerta e mobilize-se para responder “sim” a todas estas questões.


 

O livro “Dobre Suas Receitas” já está disponível na Amazon! Adquira, baixe o conteúdo exclusivo e potencialize seus resultados.

 

Dobre Suas Receitas: Carlos Caixeta: Amazon.com.br: Livros

Leave A Comment