Alavanque seus resultados com as Dimensões da Estratégia e Competitividade – DEC | Parte II

No artigo anterior,  expliquei  as quatro primeiras dimensões do DEC – Dimensões da Estratégia e Competitividade. Hoje, trago para você a explicação das  4 últimas das 8 dimensões da ferramenta.

Até aqui, você analisou a importância de se “Criar e Manter uma Proposição de Valor Importante”. Na segunda dimensão analisou sua capacidade para “Explorar um Mercado em Alto Crescimento”. Na terceira dimensão avaliou a força dos “Clientes Rentáveis como a Principal Fonte de Receita”. Na quarta refletiu sobre como “Potencializar Alianças e Parcerias com Grandes Empresas. O entendimento de cada um dos itens que compõem estas dimensões deve ser usado como referência para ações de melhoria e solução de problemas em sua empresa.

Neste artigo, as dimensões abordadas serão:

Conseguir Retornos Exponenciais;

Excelência em Liderança Interna e Externa;

Diretoria especialista em valores essenciais;

Investir em Infraestruturas.
Conseguir Retornos Exponenciais

Esta dimensão é importante porque trata da capacidade organizacional de gerar fluxos de caixa positivos e crescentes, irrigando suas positivamente os seus negócios no curto e longo prazo. Além do crescimento em volumo do faturamento, as empresas precisam também enfatizar o crescimento e melhoria de suas margens líquidas, relativas ao custo médio do capital.

 

Dimensões da Estratégia e Competitivdade - DEC - Carlos Caixeta - Palestrante de Vendas, Liderança e Estratégia

Excelência em Liderança Interna e Externa

Esta dimensão é fundamental para o alinhamento sobre o negócio, o propósito presente e a visão de futuro para os líderes, gestores e funcionários da empresa. Demonstra os esforços para a construção de uma cultura direcionada pela excelência de mercado e benefícios buscados pelos clientes, incentivando o trabalho em equipes multifuncionais e a comunicação clara e objetiva dos resultados prioritários.

 

Diretoria especialista em valores essenciais

Nesta dimensão  é sinalizada a capacidade e vontade da organização em receber impressões de stakeholders e especialistas externos, abrindo espaço para considerações de longo prazo e análises mais imparciais sobre o negócio. Também demonstra a maturidade e o propósito de atuar direcionada pelo mercado, reforçando seu posicionamento e melhorando continuamente sua oferta de valor.

Investir em Infraestruturas

A importância desta oitava e última dimensão do DEC está em indicar a capacidade em coletar, organizar e disponibilizar as informações que apoiarão o entendimento das situações e a tomada de decisões sobre as mais distintas áreas e assuntos organizacionais. Nos dias atuais, a diferença entre o sucesso e o fracasso está em grande medida na velocidade com que seus gestores analisam e conseguem agir proativamente para aproveitar as oportunidades ou defender a organização de uma potencial adversidade. Esta dimensão é crucial para o monitoramento proativo do desempenho interno/externo que orienta ações rápidas e de alto impacto.

 

Sucesso e prosperidade nesse inesgotável e delicioso caminho do aprendizado e crescimento! Conte sempre comigo!

Carlos Caixeta

Leave A Comment