Alavanque seus resultados com as Dimensões da Estratégia e Competitividade – DEC | Parte I

Neste artigo, dividido em duas partes,  você será convidado a analisar profundamente a sua empresa em 8 dimensões da estratégia e competitividade, utilizando o DEC, uma ferramenta para avaliar os prós e contras do desempenho de sua empresa e para, posteriormente, alavancar os seus resultados.

Hoje vou falar das 4 primeiras dimensões do DEC (disponível no link: https://www.carloscaixeta.com.br/faq.html). São elas:

Criar e manter uma proposição de valor importante;

Explorar um mercado em alto crescimento;

Clientes rentáveis como a principal fonte de renda;

Potencializar alianças com grandes empresas.

Para cada item, você precisará conduzir um brainstormig em equipe, realizar estudos internos e conversar com especialistas para classificar se sua empresa está bem ou precisa melhorar no referido item. Você pode atribuir notas de 1 a 5, facilitando o entendimento sobre sua real situação: 1 (péssima); 2 (ruim); 3 (razoável); 4 (boa); 5 (excelente) e N/A (não se aplica).

 

1ª dimensão: criar e manter uma proposição de valor importante:

Esta dimensão é importante porque enfoca a capacidade empresarial em definir, alinhar e comunicar claramente os benefícios e diferenciais que guiarão a oferta de valor a mercado da empresa e sua habilidade em entregá-la efetivamente.

 

2ª dimensão: explorar um mercado em alto crescimento;

Nesta dimensão, enfocamos sua capacidade empresarial em identificar e agir proativamente em mercados de alto crescimento, com alto potencial para atrair clientes, gerar altas receitas, aumentar a lucratividade e reforçar a boa percepção sobre a sua marca.

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3ª dimensão: clientes rentáveis como a principal fonte de renda

Já na 3ª dimensão do DEC,  vamos analisar a capacidade empresarial em identificar, estreitar laços e reforçar a prosperidade gerada pelos clientes rentáveis: maior lucratividade, indicações para suas redes de contatos, visibilidade da marca, fidelidade e maior resistência a crises, atração de novos clientes, impactos da comunicação direcionada, fortalecimento da reputação organizacional e blindagem contra a concorrência.

 

4ª dimensão: potencializar alianças com grandes empresas

Nesta dimensão, destacamos a relevância das parcerias e alianças com grandes empresas e demais instituições, como endossadores da superior capacidade de entrega de valor da sua empresa, por meio de seus produtos e serviços. Num contexto competitivo onde as redes cumprem papel decisivo para o aumento da visibilidade e referências sobre o negócio, com impactos nas receitas, toda empresa precisa ganhar apoiadores de peso que potencializem seus resultados mercadológicos. Conseguir este apoio, no entanto, exigirá grandes esforços pois as instituições com forte reputação endossam igualmente aquelas com também boa e forte reputação.

 

Depois de fazer uma análise criteriosa de cada uma das dimensões, selecione os itens que receberam as menores notas, reúna as equipes que estão relacionadas a eles e crie ações de melhoria com definições claras do que precisa ser feito, como fazer, prazo de conclusão, responsável, equipes de apoio, indicadores de desempenho, metas e investimentos necessários.

No próximo artigo, falarei sobre as demais Dimensões da Estratégia e Competitividade. Espero que possamos, juntos, aumentar a lucratividade da sua empresa e torná-la cada vez mais competitiva.

Sucesso e prosperidade!

 

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