DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO COMPETITIVO

Este diagnóstico estratégico competitivo permite a você refletir confidencialmente sobre até que nível a sua empresa incorpora e maximiza os benefícios dos 8 dimensões de valor competitivo. Suas respostas honestas devem fazer você sentir orgulho dos objetivos realizados na sua empresa e ter a percepção clara que o seu potencial de crescimento exponencial pode ser cada vez maior e complementado com áreas de melhoramento e decisões acertadas.

Ao final você pode VOLTAR AO SITE se desejar.

Como utilizar o diagnóstico: Existem afirmações que descrevem cada uma das 8 dimensões competitivas. Marque em um dos pontos de 1 a 5 conforme discorde ou concorde com estas afirmações. Responda às perguntas da melhor forma que puder. Marque o número que melhor corresponda à sua resposta.

Legenda:


1 = Discordo totalmente
2 = Discordo parcialmente
3 = Médio / Indeciso (não concordo nem discordo)
4 = Concordo parcialmente
5 = Concordo totalmente
N/A = Não aplicável

INICIAR

Criar e manter uma proposição de valor importante

DIMENSÃO 1

1. Os nossos produtos e/ou serviços estão criando um mundo melhor para os clientes, por resolverem uma necessidade ou desejo não satisfeitos

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2. Os nossos produtos e serviços estão redefinindo o mercado, fornecendo um produto de alto valor agregado

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3. Os nossos produtos e/ou serviços estão modernizando o mercado, otimizando as vantagens da cadeia de suprimentos para oferecer preços mais baixos com uma qualidade suficientemente boa

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4. Os benefícios de ordem superior (emocionais ou financeiros) são os principais motivos para os clientes comprarem da nossa empresa

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5. A proposta de valores fornece benefícios de ordem superior únicos em cada produto, localização e experiência

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6. Anunciamos claramente a nós mesmos, à nossa diretoria e aos nossos clientes o nosso mercado-alvo, perfil do cliente e valor fornecido

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7. A criação e fornecimento de novos produtos ou serviços domina a oferta da linha de produtos (ou serviços) da empresa

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PONTUAÇÃO MÉDIA:

Próxima

 

 

Explorar um mercado em alto crescimento

DIMENSÃO 2

8. Podemos identificar claramente as características (demográficas, perfil geral e necessidades) do segmento de mercado atendido ou buscado

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9. O segmento de mercado a que se destinam os nossos produtos e serviços está crescendo segundo as taxas anuais pactuadas

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10. Existe uma oportunidade viável da empresa crescer seu faturamento acima da média dos concorrentes no mercado de atuação.

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11. A taxa de crescimento atual da receita da nossa empresa é maior (ou seja, mais elevada) que a dos nossos concorrentes.

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12. Existe oportunidade de mercado para aumentar o nosso negócio geral em pelo menos 10 vezes a sua dimensão atual, nos próximos 5 anos

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13. O nosso setor tem um histórico comprovado de clientes que compram das pequenas empresas, mais modernas tecnologicamente e que estão em grande crescimento

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14. Existe um pequeno número de concorrentes com os quais concorremos realmente, pelo nosso produto ou serviço ser tão distinto

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Clientes rentáveis como a principal fonte de receita

DIMENSÃO 3

15. Os nossos melhores clientes associam-se à nossa empresa para definirem o valor da nossa oferta em termos relacionados aos benefícios e não às capacidades técnicas apenas

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16. Os nossos clientes mais importantes estão fornecendo feedback sobre os produtos / serviços através de eventos interativos, pesquisas e/ou conselhos consultivos

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17. Os nossos melhores clientes compartilham proativamente do valor criado pela compra e distribuição dos nossos produtos e serviços a outros clientes

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18. Conhecemos em profundidade os clientes que representam um alto nível de receita. Desenvolvemos ações para estreitar o relacionamento com estes clientes (key accounts).

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19. As vendas aos nossos melhores clientes estão aumentando a taxas de crescimento combinadas e excedem a taxa de crescimento média da receita da nossa empresa

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20. A empresa utiliza depoimentos de clientes na maioria das ações de comunicação mercadológica (campanhas, feiras, Internet etc.)

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21. Os nossos clientes mais importantes vendem proativamente em nosso nome, quando nos recomendam ou apresentam aos seus contatos

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Próxima

   

Potencializar alianças com grandes empresas

DIMENSÃO 4

22. Temos uma estratégia explícita para potencializar alianças complementares com empresas maiores e formadores de opinião

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23. Temos uma parceria rentável com uma empresa maior e estamos cultivando ativamente essa parceria

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24. Obtemos benefícios empresariais significativos das parcerias (custos mais baixos, suprimento, receitas etc.)

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25. Os gestores da empresa e dos nossos parceiros estão envolvidos na relação de parceria: comunicar regularmente sobre incentivos, ações, objetivos, programas alinhados a serem executados e planos futuros

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26. A grande empresa nossa parceira de negócios não tem parcerias semelhantes com concorrentes da nossa empresa

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27. As alianças e parcerias são responsáveis por um impacto mensurável no nosso negócio (aumento da receita ou rentabilidade)

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28. Existe um conjunto de interesses vantajosos para todos, claramente definido e acordado com as grandes empresas parceiras. Estes interesses são verificados com regularidade e, se necessário, atualizados

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Próxima

   

Conseguir retornos exponenciais

DIMENSÃO 5

29. A administração é transparente sobre o quadro financeiro para os acionistas e empregados; esta informação é de acesso fácil

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30. A empresa excede constantemente as metas trimestrais estabelecidas pela administração, assim como as expectativas dos analistas; quando as metas trimestrais não são atingidas, a administração toma rapidamente uma medida corretiva - equipe integrada

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31. O retorno sobre o investimento excede os custos de capital

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32. Os gestores maiores equilibram decisões de investimento em pesquisa/desenvolvimento e despesas de vendas, gerais e administrativas, com o desempenho dos resultados. Este equilíbrio resulta de uma discussão transparente e de metas a longo prazo

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33. Estamos gerando fluxo de caixa líquido positivo

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34. O crescimento do fluxo de caixa líquido aumenta a uma taxa igual ou superior à do crescimento da receita

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35. Se a empresa apresentar resultados excedentes durante o ano, estes serão reinvestidos para acelerar o crescimento da receita ou o desenvolvimento de novos produtos

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Excelência em liderança interna e externa

DIMENSÃO 6

36. Há um gestor claramente direcionado para o exterior e outro direcionado para o interior (com flexibilidade e interação)

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37. A nossa liderança demonstra ações baseadas em um conjunto consistente de valores empresariais, especialmente durante tempos de crise

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38. A nossa cultura tem por base a exploração de oportunidades e inovação para o mercado, a qual é transmitida aos nossos empregados

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39. A liderança tem um papel ativo na resolução de problemas, assim como na tomada de decisões

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40. A nossa liderança tem uma linguagem de inovação comum e evita armadilhas (miopia estratégica e de marketing) que limitam o crescimento

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41. A equipe de gestores é rápida na autocorreção, tenta fazê-la de forma eficaz e com uma equipe de trabalho

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42. Definimos nossos negócios de acordo com os benefícios esperados pelos nossos clientes e valores para nossos stakeholders

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43. Está clara a nossa missão, visão e valores corporativos. Direcionam a comunicação interna e externa

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44. Realizamos iniciativas e ações que envolvem equipes multifuncionais

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Próxima

   

Diretoria especialista em valores essenciais

DIMENSÃO 7

45. O conselho administrativo da empresa não é dominado por investidores e membros da equipe de gestores, mas em vez disso inclui CEOs de outras grandes empresas e clientes

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46. Existe um CEO no conselho administrativo que desenvolveu um negócio em crescimento exponencial que atingiu uma receita muito significativa

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47. Existe um membro da diretoria que compreende e representa as necessidades dos clientes

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48. Uma grande empresa parceira é um membro ativo do conselho administrativo

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49. Um membro da comunidade muito respeitado é um membro do conselho administrativo

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50. A diretoria dá igual ênfase ao crescimento a “longo prazo” da empresa e retornos a "curto prazo" para os investidores

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51. A equipe de administração está bem preparada para as reuniões do conselho diretor e fazem "o melhor possível" quando trabalham com seus membros

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PONTUAÇÃO MÉDIA:  

Próxima

   

Investir em infraestruturas

DIMENSÃO 8

52. A nossa infraestrutura tecnológica permite analisar a estrutura de mercado para podermos direcionar os bens e serviços ao público apropriado

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53. A TI nos permite tomar decisões mais rapidamente e tirar proveito das novas oportunidades do mercado

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54. Podemos otimizar os nossos sistemas para colaborarem com as equipes e gerenciar o nosso portfólio de produtos, enquanto lançamos novos produtos e serviços no mercado

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55. Nossos sistemas nos permitem fornecer os nossos bens e serviços de forma eficiente

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56. Os nossos sistemas atuais nos ajudam a envolvermos e fazermos negócios com os nossos parceiros e clientes mais importantes

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57. Temos acesso e fornecimento de informações necessárias para estarmos em conformidade com os regulamentos financeiros, ambientais e comerciais

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58. Temos a visibilidade, os dados e as ferramentas analíticas para tomarmos decisões eficazes nas operações e gerir toda a empresa

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59. O nosso parceiro de software fornece experiências no nosso setor e inovações tecnológicas que nos ajudam constantemente nos nossos objetivos de crescimento estratégico

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PONTUAÇÃO MÉDIA:  

Próxima

ANÁLISE DOS RESULTADOS

PONTUAÇÃO MÉDIA GLOBAL:
SOMA DA PONTUAÇÃO MÉDIA EM CADA DIMENSÃO / 8 (TOTAL DAS DIMENSÕES)
PONTUAÇÃO MÉDIA GLOBAL
:

As pontuações indicam:

Sinal Verde = pontuação média entre 4 – 5.

Sinal Amarelo = pontuação média entre 2,1 – 3,9.

Sinal Vermelho = pontuação média entre 1 – 2.

O objetivo do sistema do código de cores é permitir que você identifique facilmente em quais
das dimensões precisa concentrar-se para melhorar a capacidade da sua empresa alcançar um
crescimento consistente e competitivo.


Referências: análises Carlos Caixeta, Harvard Business Review, McKinsey & Company, Bain & Company e Fundação Dom Cabral.

 

 

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