Nos últimos 20 anos, tanto nas inúmeras consultorias que conduzi quanto nas atuações pontuais como professor pelas melhores escolas de negócios do país, sempre me perguntaram se de fato um MBA seria o “passaporte” para promoções e a conquista da sabedoria empresarial (entendimento + decisão + execução).

Tenho visto vários profissionais se frustrarem com professores teóricos e com pouca ou nenhuma experiência executiva, conteúdos muito amplos, assuntos típicos da realidade europeia ou americana e distantes da nossa, muita promessa por parte de quem oferece e pouca aplicação prática, baixo incremento na carreira e para o processo de decisão real do dia a dia.

De fato, é muito dinheiro e os resultados nem sempre compensam. Conheci inúmeros profissionais, ex-MBAs de escolas brasileiras renomadas, que simplesmente não conseguiam participar ativamente de discussões simples sobre problemas rotineiros ou metas da empresa e de áreas, orientação de equipes para resultados, liderança em ação, gestão do tempo, definição de prioridades, equilíbrio emocional, gestão de crises ou tomada de decisões.

Faltava método de trabalho, técnicas de vendas de ideias e projetos, comunicação assertiva, modelos para implementação, noção das melhores práticas de mercado, casos reais de empresas e líderes de sucesso, coragem e lucidez diante da realidade nua e crua…

Antes de se decidir por um MBA, e para aprimorar a sua decisão nesse sentido, experimente as plataformas das melhores escolas de negócios do mundo, pois trazem casos reais, professores experientes e com “pegada prática”.

Indico as duas abaixo:

https://www.edx.org

http://online-learning.harvard.edu

 

Forte abraço e sucesso!

Leave A Comment