Diante dos últimos solavancos sofridos pela economia internacional, com reflexos nas bolsas de valores de todos os países do globo, em especial dos EUA, Brasil e Europa, o mundo corporativo se pergunta até que ponto as empresas estão preparadas para enfrentar uma nova onda de desaquecimento ou crise global, similar à turbulência internacional de 2008.
Sempre é bom recordar que um dos principais aprendizados empresariais, após a referida crise, foi que os líderes precisam estar dispostos a um processo contínuo de questionamento e autodesenvolvimento, identificando oportunidades de melhoria interna, aumento das receitas, fortalecimento da reputação corporativa e blindando a empresa contra choques e ameaças externas. Compreenderam que o presente e o futuro são construídos a partir das experiências positivas e negativas vividas, bem como da vontade de fazer melhor a cada dia, entregando mais valor e satisfação não só aos clientes mas a todos os envolvidos com os bons resultados da empresa – os chamados stakeholders.
A seguir está uma lista de perguntas que apoiará sua empresa, e você como presente ou futuro líder, a dimensionar o quanto sua empresa está preparada para os períodos de turbulência. Reúna suas equipes e pessoas que possam colaborar para o entendimento de cada questão e elaboração de ações de melhoria para a empresa. Mão na massa e desejo-lhe um ótimo trabalho!
- QUAL É O NOSSO PROPÓSITO E ESTRATÉGIA COMO EMPRESA ?
- QUAIS SÃO OS VALORES QUE NORTEIAM NOSSAS DECISÕES ?
- QUAL É O GRAU DE PREPARO E SINERGIA ENTRE NOSSOS LÍDERES ?
- QUAIS RESULTADOS (PRESENTES E FUTUROS) BUSCAMOS ?
- O QUE PRECISAMOS MELHORAR, INTERNA E EXTERNAMENTE, PARA ATINGIR ESSES RESULTADOS ?
- QUAL É O PERFIL E EXPECTATIVAS DOS NOSSOS CLIENTES ?
- O QUE FAZER PARA REALMENTE ENTREGAR MAIS VALOR AOS NOSSOS CLIENTES (INOVAÇÃO INTELIGENTE: PRODUTOS, PROCESSOS, NEGÓCIOS) ?
- QUAIS SÃO OS NOSOS DIFERENCIAIS MARCANTES, DIANTE DOS NOSSOS CONCORRENTES ?
- O QUE FAZEMOS PARA MONITORAR CONTINUAMENTE OS NOSSOS CONCORRENTES, PARA AÇÕES PROATIVAS DE MERCADO ?
- COMO ESTÁ A PERCEPÇÃO INTERNA E EXTERNA SOBRE A NOSSA EMPRESA, SOBRE A NOSSA MARCA?
- COMO INFLUENCIAMOS ATIVAMENTE NOSSOS STAKEHOLDERS, PARA FORTALECER A NOSSA REPUTAÇÃO CORPORATIVA ?
- COMO MEDIMOS NOSSOS DESEMPENHOS (INDICADORES) E QUAIS SÃO OS NOSSOS REFERENCIAIS DE SUCESSO (METAS) ?
- COMO ATINGIR E SUPERAR NOSSAS METAS, DE FORMA CONSISTENTE ?
- QUAIS COMPETÊNCIAS DEVEMOS DESENVOLVER PARA ATINGIR A ALTA COMPETITIVIDADE ?
- COMO PREPARA AS NOSSAS PESSOAS E LÍDERES PARA OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA ?
- COMO REFORÇAR NOSSA CULTURA EMPRESARIAL PARA A ALTA COMPETITIVIDADE E OBSESSÃO PELA ENTREGA DE VALOR ?
- COMO NOSSA ESTRUTURA FÍSICA E TECNOLÓGICA PRECISA EVOLUIR PARA SUPORTAR A IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA ?
- QUAIS APREFEIÇOAMENTOS PRECISAM SER FEITOS EM NOSSOS PROCESSOS, PARA APOIAR A EXECUÇÃO ESTRATÉGICA ?
Para mais detalhes acesse o Diagnóstico Estratégico Competitivo (DEC).
Leave A Comment