Preparo para as Turbulências

Diante dos últimos solavancos sofridos pela economia internacional, com reflexos nas bolsas de valores de todos os países do globo, em especial dos EUA, Brasil e Europa, o mundo corporativo se pergunta até que ponto as empresas estão preparadas para enfrentar uma nova onda de desaquecimento ou crise global, similar à turbulência internacional de 2008.

Sempre é bom recordar que um dos principais aprendizados empresariais, após a referida crise, foi que os líderes precisam estar dispostos a um processo contínuo de questionamento e autodesenvolvimento, identificando oportunidades de melhoria interna, aumento das receitas, fortalecimento da reputação corporativa e blindando a empresa contra choques e ameaças externas. Compreenderam que o presente e o futuro são construídos a partir das experiências positivas e negativas vividas, bem como da vontade de fazer melhor a cada dia, entregando mais valor e satisfação não só aos clientes mas a todos os envolvidos com os bons resultados da empresa – os chamados stakeholders.

A seguir está uma lista de perguntas que apoiará sua empresa, e você como presente ou futuro líder, a dimensionar o quanto sua empresa está preparada para os períodos de turbulência. Reúna suas equipes e pessoas que possam colaborar para o entendimento de cada questão e elaboração de ações de melhoria para a empresa. Mão na massa e desejo-lhe um ótimo trabalho!

 

  • QUAL É O NOSSO PROPÓSITO E ESTRATÉGIA COMO EMPRESA ?
  • QUAIS SÃO OS VALORES QUE NORTEIAM NOSSAS DECISÕES  ?
  • QUAL É O GRAU DE PREPARO E SINERGIA ENTRE NOSSOS LÍDERES ?
  • QUAIS RESULTADOS (PRESENTES E FUTUROS) BUSCAMOS ?
  • O QUE PRECISAMOS MELHORAR, INTERNA E EXTERNAMENTE, PARA ATINGIR ESSES RESULTADOS ?
  • QUAL É O PERFIL E EXPECTATIVAS DOS NOSSOS CLIENTES ?
  • O QUE FAZER PARA REALMENTE ENTREGAR MAIS VALOR AOS NOSSOS CLIENTES (INOVAÇÃO INTELIGENTE: PRODUTOS, PROCESSOS, NEGÓCIOS) ?
  • QUAIS SÃO OS NOSOS DIFERENCIAIS MARCANTES, DIANTE DOS NOSSOS CONCORRENTES ?
  • O QUE FAZEMOS PARA MONITORAR CONTINUAMENTE OS NOSSOS CONCORRENTES, PARA AÇÕES  PROATIVAS DE MERCADO ?
  • COMO ESTÁ A PERCEPÇÃO INTERNA E EXTERNA SOBRE A NOSSA EMPRESA, SOBRE A NOSSA MARCA?
  • COMO INFLUENCIAMOS ATIVAMENTE NOSSOS STAKEHOLDERS, PARA FORTALECER A NOSSA REPUTAÇÃO CORPORATIVA ?
  • COMO MEDIMOS NOSSOS DESEMPENHOS (INDICADORES) E QUAIS SÃO OS NOSSOS REFERENCIAIS DE SUCESSO (METAS)  ?
  • COMO ATINGIR E SUPERAR NOSSAS METAS, DE FORMA CONSISTENTE ?
  • QUAIS COMPETÊNCIAS DEVEMOS DESENVOLVER PARA ATINGIR A ALTA COMPETITIVIDADE ?
  • COMO PREPARA AS NOSSAS PESSOAS E LÍDERES PARA OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA ?
  • COMO REFORÇAR NOSSA CULTURA EMPRESARIAL PARA A ALTA COMPETITIVIDADE E OBSESSÃO PELA ENTREGA DE VALOR ?
  • COMO NOSSA ESTRUTURA FÍSICA E TECNOLÓGICA PRECISA EVOLUIR PARA SUPORTAR A IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA ?
  • QUAIS APREFEIÇOAMENTOS PRECISAM SER FEITOS EM NOSSOS PROCESSOS, PARA APOIAR A EXECUÇÃO ESTRATÉGICA ?

 

Para mais detalhes acesse o Diagnóstico Estratégico Competitivo (DEC).

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