Processos e Pessoas na Gestão Estratégica

Muitas vezes observamos a incapacidade da empresa em executar seus objetivos e ações estratégicas. Escuto vários empresários e executivos reclamarem que simplesmente não conseguem fazer com que as ações saiam do papel e sejam realmente implementadas.
Para “fazer a estratégia acontecer”, a empresa precisa entender e definir claramente seus processos, isto é, a sucessão de eventos relacionados a cada atividade operacional. Definir como devem acontecer as atividades da rotina da empresa, de forma a ter o melhor resultado com o mínimo de esforço e recursos utilizados.
A gestão dos processos, alinhando-os aos objetivos estratégicos, faz a empresa caminhar tanto em eficácia, que é fazer a coisa certa, como em eficiência, que é fazer do jeito certo… A sensação de que a empresa está “patinando” na execução estratégica acontece quando seus processos não cooperam para que as coisas aconteçam.
Carlos Caixeta - Palestrante - Estratégia - Vendas - Liderança
Outro aspecto importante é a própria estrutura e gestão da empresa. Como implementar velocidade e inovação se a estrutura é burocrática e centralizadora, com vários níveis hierárquicos e de poder? Como fazer a empresa ser mais ousada se os mesmos gestores, com as mesmas cabeças e os mesmos poderes continuam nos mesmos lugares, tomando as mesmas decisões?
Qualquer mudança deve envolver líderes e funcionários, em todas as esferas. Se sua execução estratégica está patinando ou aquém das suas expectativas, certamente é porque seus processos e pessoas não estão motivados, nem integrados a esse objetivo.

Leave A Comment