TREINE ARDUAMENTE A SUA FORÇA DE VENDAS

Iniciar o ano com programas de capacitação, atualização e desenvolvimento da equipe de vendas é fortalecer as bases do sucesso das suas receitas em 2017. Não espere seus concorrentes saírem na frente, seus melhores vendedores ameaçarem sair da empresa ou as coisas piorarem de vez. Fortaleça a sua força de vendas agora! Lembre-se que seus resultados sempre serão proporcionais à qualidade das suas equipes, em especial da equipe de vendas…

Mais especificamente, enfoque reflexões e orientações práticas sobre o nível de complexidade exigido no processo de vendas, relacionado aos produtos e serviços (tipos de produtos, serviços e aspectos específicos das marcas), clientes (perfil dos grandes clientes, segmentos e características peculiares), serviços (principais e complementares), concorrentes (pontos fortes e fracos) e empresa (diferenciais, valores, missão, visão e diferenciais). Trabalhe também as iniciativas que não deram certo, para que os mesmos erros não sejam cometidos novamente, pois as pessoas aprendem quando orientadas sobre o que fazer e também sobre o que não fazer.

Quanto maior for a especificidade dos seus produtos e serviços, maior será a necessidade de treinamentos sobre eles, tradicionais e digitais. Da mesma forma, quanto maior a especificidade com relação à empresa e consumidores, maior será a necessidade de períodos mais intensos e frequentes de aprendizado pelos vendedores. Fuja dos “especialistas teóricos”, contrate apenas profissionais com larga experiência de mercado e “cicatrizes de batalhas”, para que seus resultados sejam mais pragmáticos e a equipe o admire.

Deverão existir treinamento para novos e atuais vendedores, onde o primeiro aborda mais informações sobre as características da empresa, produtos, serviços e concorrentes, e o segundo enfoca atualizações e tendências. O objetivo é sempre potencializar questões de motivação, habilidades, atitudes e competências para vender mais e vender sempre! Importante reforçar que no recrutamento e seleção você precisa escolher as pessoas com as características para esse bom desempenho, devendo a política de treinamentos influenciar as aptidões aperfeiçoáveis. Contrate atitude, ética e proatividade! Reforce complementarmente as características técnicas.

 

A eficácia de um treinamento pode ocorrer em diferentes níveis, sendo recomendado avaliar os resultados conforme o modelo abaixo:

 Treine sua Equipe de Vendas - Carlos Caixeta

 

Caso seja feito um programa para que a equipe apenas goste e se sinta energizada, como uma palestra motivacional de final de ano, é suficiente a opinião dos participantes medida através de questionário estruturado. No entanto, caso o aprendizado de técnicas específicas seja o objetivo do programa, essas habilidades precisam ser avaliadas antes e depois do treinamento, continuamente para possibilitar a evolução permanente. Veja mais conteúdo em www.carloscaixeta.com.br.

Forte abraço e ótimos resultados!

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