As Habilidades Indispensáveis de um Bom Vendedor

Habilidades Indispensáveis de um Bom Vendedor

Para se dar bem nas vendas, é preciso ser entusiasmado e entender o consumidor


 

Atrair um cliente para a sua loja, convencer um funcionário a adotar uma estratégia, vender uma ideia para o seu investidor. Hoje em dia, todos precisam de habilidades de vendedores mesmo quando não estão diante de um cliente.

Aquele vendedor “chato” que não deixa o consumidor pensar e fica falando sem parar sobre as qualidades do produto perdeu espaço no mercado. Mudou muito o que se quer de um vendedor. Antes, era o estilo “pitbull”, que mordia o cliente e não largava, pressionava e  tentava empurrar o máximo possível para atingir sua cota. Hoje, isso já não funciona tanto…

Nos dias atuais, onde o cliente está cada vez mais inteligente e bem informado, o vendedor precisa querer vender e saber se comunicar. Não pode ser uma pessoa muito tímida. Comunicar-se bem e ter ideias claras é importante!

 

Ouvir e entender o cliente

Para um empreendedor ou profissional se tornar um bom vendedor, é preciso estar pronto, antes de tudo, para entender o cliente e suas necessidades. A melhor forma de fazer isso é ouvindo. “Toda venda virou consultiva. A maior habilidade que um vendedor precisa ter é a capacidade de ler o cliente e saber interpretar seus anseios e desejos”.

Por isso, esteja pronto para ouvir o que o cliente tem a dizer e não saia empurrando o que bem entender. “Conhecer o produto ou o serviço que é vendido é bastante importante, mas uma habilidade técnica que todos os vendedores devem aprender é criar vínculo com o cliente”.

Crie empatia, coloque-se no lugar do cliente, queira de verdade ser “o diferencial” na vida do cliente. E lembre sempre de um item poderosíssimo: o sorriso sincero!

 

Ser um entusiasta

De frente para um cliente ou investidor, o empreendedor precisa vender uma boa imagem do seu negócio. Nesta hora, mostre-se entusiasmado e envolvido com o projeto. “Vendedor que é inseguro para falar, dificilmente consegue convencer alguém”. Mas não adianta fingir estar muito animado com o negócio, precisa provar. “Um bom vendedor deve ser um entusiasta. Seu entusiasmo deve ser natural e diário, automotivado”.

 

Ser organizado

Tenha sempre em mãos as informações sobre os seus produtos e os números da sua empresa. Faz parte da rotina de um vendedor organizar bem a agenda para ter tempo de atender os clientes de forma adequada e mostrar-se comprometido. “Chegar no horário e ser criativo também fazem parte das habilidades de um bom vendedor”.

Seja proativo, busque as informações que vc precisa para estar seguro e atualizado!

 

Encontrar soluções

Cada um compra pelas próprias razões e não pelas vontades do vendedor. Encontrar a “solução” para aquilo que o cliente procura é uma ótima estratégia de vendas. “O vendedor nunca deve olhar para o cliente como um número ou como uma comissão que vai pagar sua conta de telefone no fim do mês. Ele deve agregar valor ao cliente”.

Lembre sempre que a opinião que importa é a do cliente, esforce-se para perceber o que faz seus “olhos brilharem” e desenvolva sua abordagem em torno disso!

Comunicar-se bem

Mais do que falar com entusiasmo, uma das mais importantes habilidades de um vendedor é falar de forma clara e correta. “Falar e escrever corretamente é fundamental”. Uma habilidade importante é estar apto a falar com clareza, expor as ideias e saber as respostas para o que o cliente perguntar. “É importante o vendedor aprender que ele precisa ser um ótimo comunicador”.

Evite gírias e muletas linguísticas como: “tipo assim”, “a nível de”, “gerundismo” (“vou estar fazendo”… O correto é dizer: farei), “então”, “ããããããã”. Evite também excesso de intimidade (abertura é diferente de intimidade)! Na dúvida, trate o cliente com gentileza e cordialidade.

 

Imagem pessoal

No mundo dos negócios e na vida, tão importante quanto o conteúdo é o receptáculo que contém esse conteúdo. Na ausência de qualquer referência sobre você, as pessoas invariavelmente vão julgá-lo pela sua aparência, que vai além da beleza física e se estende para as roupas, relógio, sapatos, bolsa, adereços, joias, cabelo, perfume, gravata, lenço, gestual e postura do próprio corpo. Isso é tão importante que pode definir o sucesso ou fracasso da sua venda em 5 minutos, principalmente se quem estiver diante de você for alguém exigente e de sucesso… Afinal “semelhante busca semelhante”. Quem tem sucesso quer estar sempre perto de quem tem sucesso. E a água continua correndo para o mar.

 

Saber matemática

Não menos importante do que falar bem português é saber o básico de matemática. É feio ter que correr na calculadora para calcular um pequeno desconto, por exemplo. “Conhecimento básico de matemática é importante e traz segurança para o cliente”. Fazer relatórios e calcular se os clientes são rentáveis também são habilidades comuns aos bons vendedores.

 

Ter um bom relacionamento com todas as áreas

Entusiasmo, empatia, imagem pessoal e boa comunicação, de fato, são habilidades importantes de um bom vendedor, mas o bom relacionamento com diversas áreas é um dos atributos essenciais para um vendedor de sucesso. Uma boa relação com as outras áreas, colaborando ativamente sempre que solicitado, abre portas e contribui para o profissional receber apoio interno e vencer o natural ciúme que muitas vezes acomete as outras áreas, em razão das altas comissões e bonificações recebidas pela área comercial. Humildade e cooperação, compreendendo o papel fundamental das áreas apoiadoras das vendas, ciente que o sucesso empresarial é resultado de todo um sistema funcionando coeso, também caracteriza a atuação comercial de alto nível, a caminho de resultados extraordinários.

 

Mão da massa e sucesso rumo à “Equipe TOP de Vendas” !!!

 

Fonte: Portal Exame e Carlos Caixeta (www.carloscaixeta.com.br)
 


Dobre Suas Receitas: Carlos Caixeta: Amazon.com.br: Livros

Leave A Comment