Geração Y: clientes dinâmicos, participativos e digitais

Autor: Carlos Caixeta


A exposição intensa à tecnologia a partir dos anos 90 eliminou muitas restrições às formas e meios para adquirir os produtos/serviços e interagir com as empresas. Além disso, transformou a forma como as pessoas se relacionam e se comunicam, reduzindo as barreiras erguidas pelo espaço geográfico e diferenças culturais. Todos esses fatores têm desafiado as formas tradicionais de construir valor para o mercado, conquistar e manter clientes, em especial aqueles que cresceram nessa contagiante realidade digital.
Geração Y

A geração Y será predominante como consumidora em no máximo 15 anos.

Nascida entre 1980 e 2000, a Geração Y, considerada uma das gerações mais dinâmicas e bem protegidas pelos pais, cresceu acostumada a ser valorizada e a se sentir especial. São pessoas ambiciosas, impacientes, autocentradas, autênticas, exigentes, participativas, confiantes e acreditam que podem mudar o mundo. Essas características se refletem também em seu perfil e atitudes como clientes. Entende-las em profundidade é um desafio para as empresas que se propõem a atender e entregar valor à Geração Y, em especial quando se considera que esta geração será predominante como consumidores em no máximo 15 anos.

Acostumados à agitação das multitarefas e à comunicação instantânea, os jovens da Geração Y conectam-se com as pessoas das mais variadas formas: SMS, e-mail, Twitter, blogs, videologs, Facebook, LinkedIn etc. Além disso, sentem-se extremamente à vontade diante da globalização e do maior fluxo de informações e atualizam-se constantemente com as novas tecnologias. Valorizam a prática e a experiência para aprender, utilizando a tecnologia de forma colaborativa. Questionam constantemente o “jeito tradicional” e valorizam as empresas que oferecem os canais digitais para essa interação, troca de experiências como consumidores e aprendizado contínuo.

Apesar de se mostrarem abertos a novas experiências e sensações de consumo relacionadas às marcas na construção da interação com as empresas, são conservadores no aspecto social. Valorizam as empresas comprometidas com a realidade da comunidade, do país e com a sustentabilidade do planeta.

Para conquistar e cativar a Geração Y como cliente, as empresas precisarão cada vez mais investir em estratégia e marketing digital, espaços para interação mútua e feedback criativo sobre seus produtos e serviços. Além disso é fundamental ter agilidade no pós-vendas e ações proativas para co-criação de valor.

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