Muito tem-se falado sobre resultados exponenciais, startups unicórnios, inteligência artificial, big data, algoritmos e estatísticas para medir tudo, modelos preditivos e futurísticos etc. É tanta coisa que até assusta! São temas importantes, sem dúvida, mas a base para implementar essas evoluções continua sendo a boa gestão e desempenho, pois sem isso não há formação da cultura empresarial para resultados, fica prejudicada a sinergia entre as equipes e lideranças, a visão de futuro dispersa-se em “achismos” e “ajustes de emergência”, o próprio sentido e diferenciais do negócio perdem-se em discussões amadoras e estéreis.

Em especial para o agronegócio, setor dinâmico e orgulho da economia brasileira, as recomendações para a boa gestão e performance são aplicáveis também a empresas menores e com gestão familiar, capazes de provocar bons resultados tanto em momentos de bonança quanto nos momentos de crise.

A combinação de sucesso

Trata-se da combinação de práticas e princípios que funcionam em empresas do próprio agro (ADM do Brasil, Amaggi, BASF, Cenibra, BUNGE, Aurora e outras) e dos setores de serviços e indústrias como AB InBev, Coca-Cola, Walmart, GE, Google, Apple, Natura, Facebook, Microsoft, Netflix, Tesla, grandes bancos e startups unicórnios. Seguem os pilares recomendados da boa gestão:

  • O sucesso vem da humildade, inteligência analítica, definição explícita dos resultados buscados e disciplina na execução.
  • O líder lidera pelo exemplo, vai na frente, cria o senso de urgência, sabe elogiar e repreender, é o guardião da estratégia e da mensagem. Cuida do curto e do longo prazo.
  • Fundamental ter clareza e alinhamento para a Visão (para onde vai, qual é o “sonho grande”), Missão (como ser hoje um sucesso no negócio), Valores (norteadores das condutas e decisões) e Negócio (benefícios e valores entregues aos clientes).
  • Fazer reunião semanal com os gerentes, para apoio individual e sinergia da equipe: padronizar o que deu certo e atuar nas causas do que deu errado, corrigindo e aprimorando – formar as equipes para a cultura da entrega de resultados.
  • Definir e acompanhar sistematicamente os indicadores e metas, para atingir os objetivos: foco no resultado, na entrega pactuada.
  • Reforçar a pressão comercial e o relacionamento com os clientes: receita crescente e fidelizada ao longo do tempo.
  • Orçamento para ter os melhores colaboradores e fazer treinamentos constantes: “primeiro quem, depois o restante…” Colocar as pessoas certas nos lugares-chave da organização.
  • Fazer disciplinadamente uma reunião mensal de desempenho: priorizar a Demonstração dos Resultados com abordagem analítica detalhada feita pelos responsáveis, para entendimento da performance e ações corretivas necessárias.
  • Manter clareza na atuação específica – plano de ação para detalhar a execução (o que fazer, como fazer, por que fazer, onde fazer, responsável pela entrega, prazo da execução, como medir o desempenho e quanto investir). Executar com disciplina!
  • Cuidado obsessivo com a marca, clientes e mercados – sucesso e longevidade da organização e reputação.
  • Abominar o desperdício e buscar obsessivamente a eficiência operacional: fazer mais e melhor, com os mesmos ou menos recursos.
  • Definir Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) para todas as atividades rotineiras e repetitivas, para aumentar a eficácia e eficiência por meio de manuais que orientem sobre o passo-a-passo de cada atividade. Maiores e melhores resultados com a quantidade adequada de recursos: tempo, gente, máquinas, tecnologias, dinheiro, infraestruturas, insumos e outros.
  • Sempre planejar, executar, checar os resultados periodicamente e agir para padronizar as práticas que funcionaram e corrigir as que não funcionaram, ou funcionaram aquém do desejado.
Figura 1: base da boa gestão e desempenho.

Case de sucesso envolvendo gestão e performance

Para comprovar a eficácia de um de seus produtos, o novo inseticida indicado para o controle do bicho mineiro, uma multinacional desenvolveu um projeto utilizando soluções da Strider para aumentar também sua performance nos negócios. Os maiores produtores das regiões com alta pressão de pragas cederam 10 ha da fazenda para a realização do campo demonstrativo. Em metade dessa área, o controle de bicho mineiro foi feito seguindo o manejo padrão do produtor e, na outra metade, a multinacional subsidiou as aplicações do cliente.

Nesse projeto piloto, as equipes monitoraram os campos demonstrativos dos seus 5 maiores clientes para acompanhar a infestação do bicho mineiro e avaliar a eficácia das suas aplicações. A utilização da solução Strider permitiu um acompanhamento de 48 fazendas em uma única sala de controle, aumentando a boa gestão e tomada de decisão em tempo real para cada uma delas. Além disso, a verificação da eficácia do produto se dá de forma simples, a partir da comparação entre os monitoramentos anteriores e posteriores à solução implementada.

 

Fonte: Carlos Caixeta em blog.strider.ag/gestao-e-performance-uma-dupla-que-garante-o-sucesso-do-agronegocio/

Leave A Comment