No dia a dia das organizações, a dificuldade com a gestão de tempo é bastante comum e impacta diretamente na produtividade. Com muitas reuniões mal planejadas, caixas de e-mail lotadas e prazos apertados para cumprir tarefas, os colaboradores podem perder o foco e a motivação. Mas como evitar que isso aconteça? Abaixo, dou algumas dicas que podem te ajudar.

 

Como lidar com as centenas de e-mail por dia?

O assunto tem de estar bem claro na mensagem, pois cada minuto perdido atrapalha o resto da semana. O melhor é não abrir e-mails a todo o momento. Defina dois horários por dia para essa tarefa. E lembre bem, não há nada mais chato que piadinhas e excesso de intimidade no ambiente corporativo.

 

Como organizar reuniões bem planejadas?

Marque o horário de início e término da reunião, bem como o assunto e a responsabilidade de cada um que participará da reunião. Se possível avise com uma semana de antecedência, para todos se programarem. Ao final registre todas as ações que foram decididas, os responsáveis pela implementação e os prazos onde darão retorno sobre essa implementação. A próxima reunião precisa retomar os resultados alcançados.

 

Como manter a equipe motivada?

Comece a semana com uma interação em equipe, onde todos devem participar, apresentando os resultados da semana anterior e alinhando as ações da semana que inicia… O reconhecimento do desempenho positivo da equipe é fundamental. Se algo deu errado isso deve ser encarado como aprendizado e melhoria, definindo ações para corrigir e obstinadamente conduzir os resultados para o caminho desejado.

Como manter a implementação da estratégia?

Pelo menos uma vez por mês o gestor precisa convocar a chamada “reunião da execução estratégica”, onde cada diretriz estratégica precisa ser analisada, por meio do seu indicador de desempenho, juntamente com seus responsáveis e apoiadores. Ações de correção e melhoria da performance, bem como de padronização da eficiência fortalecerão a implementação estratégica. É preciso lembrar sempre que a empresa é aquilo que ela mede e recompensa.

Leave A Comment