Inteligência nas Redes Sociais

Autor: Carlos Caixeta


 

A empresa que quer se beneficiar do poder das redes sociais precisa, antes de tudo, definir um nicho claro de mercado.
É fundamental também construir um plano de marketing, com definição do objetivo central e do público-alvo.
Mais importante que o número de seguidores, é conhecer a identidade do seu público e comunicar-se melhor com ele, enviando mensagens nos canais mais adequados.
Outro fator importante é considerar as particularidades de cada rede. No Twitter, onde a comunicação é mais direta, a empresa pode chamar a atenção para estimular visitas a outros sites. Já no Facebook, onde impera o tom coloquial e familiar, é melhor enfocar ações que toquem as expectativas e emoções dos usuários.
É preciso saber tudo sobre o consumidor – desde o trajeto dele nas redes até os seus hábitos pessoais. Um mecanismo eficaz para conhecer essas necessidades são as pesquisas de mercado. As empresas que não podem custear essas medições podem buscar informação nos círculos mais sérios das próprias redes sociais.
Importante dizer que as redes não funcionam como canal de venda direta. Afinal, os usuários não se inscrevem nelas para que lhes vendam coisas. O que importa no espaço virtual é consolidar a estima e a reputação da marca.
A palavra-chave é criar empatia com as necessidades e desejos do cliente, conquistando admiração e fazendo com que ele recomende sua empresa.

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